top of page
  • blovebyoufg

4 Dicas Básicas Sobre Como Iniciar-se na Corrida


Gosta de correr, ou não gosta de nada que tenha a ver com corrida mesmo que seja um jogging mais lento?

Quando andava na escola foi obrigado a fazer corta-matos ou maratonas e detestava a cada minuto que corria, ou fez a maratona à velocidade da luz, como se fosse um atleta de corrida nato? Quer goste ou não, a corrida é uma forma fantástica de fazer exercício para por o coração a bater à séria, melhorar a saúde cardiovascular, reduzir o stress, e ajudar a manter o peso. A pergunta que tem de fazer a si mesmo é: "Gosta?"

 

Fazer exercício que o aborrece não será sustentável nem é necessário, tendo em conta que existem muitos outros tipos de exercícios/ desportos que pode gostar mais, para o se em movimento. Se se forçar a fazer exercício físico que não lhe agrada, na verdade não irá ter proveito do mesmo, pois mais cedo ou mais tarde vai começar a ressentir-se e vai acabar por passar mais tempo no sofá do que em movimento.

Se gosta de correr ou quer descobrir se gosta de correr, nós temos quatro grandes dicas para ajudá-lo a iniciar-se na corrida:

1. Utilize os ténis certos. É muito importante escolher os sapatos certos para os seus pés em específico, pois só assim vai sentir-se confortável e evitar lesões. Esta dica vai torná-lo super-confiante quando fizer a sua primeira corrida. Vá a uma loja de desporto e peça ajuda a um técnico para que o mesmo possa avaliar a sua marcha, formato do pé, e outras características para um ajuste perfeito. 2. Encontre um amigo/a que goste de correr. Correr com um amigo ou membro da família é uma forma fantástica para mantê-lo inspirado e ajudá-lo a manter a sua rotina de corrida. Pode querer escolher alguém mais experiente com quem possa aprender, ou alguém do seu nível, para que possam correr juntos mantendo o mesmo ritmo. A maioria das cidades têm grupos de corrida locais, se preferir treinar em grupo. 3. Comece devagar mas com um ritmo constante. Não há necessidade de correr com velocidade quando se trata de querer fazer um pouco de fitness. Encontre um ritmo que funcione para si, que o deixe confortável e vá construindo a sua distância, lentamente, para evitar lesões ou queimaduras. Lembre-se que não há problema em fazer pausas a caminhar se quiser - tente o conhecido Método Galloway criado pelo atleta de corrida de longa distância Jeff Galloway da equipa olímpica de 1972. ( andar 1 min. e correr 3, por exemplo) 4. Estabeleça metas realistas. Tente encontrar formas práticas de encaixar a sua corrida nos seus horários diários para mais facilmente manter uma rotina consistente. Se está apenas a começar, não tem que correr 15 km no seu primeiro dia. Tente fazer 1 km a um ritmo confortável e construir o seu caminho a partir daí. Não se compare com os outros - pode correr o risco de se sentir frustrado e desmotivado. Onde está agora é perfeito! Começou recentemente a correr? Tem interesse nisso? Qual é o seu próximo passo?

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Twitter Icon
bottom of page