top of page
  • Ana Garcez

Super Imunidade - Detox Pré-Inverno


Geralmente associamos o detox ao verão, ao tempo de praia e à perda de peso.

O tempo quente começa a chegar e todos querem estar em grande forma para mostrar e esbanjar saúde nas suas roupas mais frescas.

Mas a verdade é que é fundamental fazermos detox com regularidade, ao longo de todo o ano e principalmente antes do inverno, para livrarmos o nosso corpo de toxinas que se vão acumulando e ativarmos desta forma o nosso sistema imunitário.


Costuma ser no inverno que ficamos mais suscetíveis e expostos a uma quantidade imensa de vírus que andam pelo ar.

As constipações e as gripes são o grande drama desta estação, sobretudo pelas doenças que daí degeneram...pneunomias, problemas respiratórios, infeções, etc...

Muitas pessoas optam pelas vacinas anti-gripais, como prevenção, mas a verdade é que a melhor prevenção é feita sem químicos, de uma forma natural e com recurso ao nosso corpo.

O nosso corpo foi cuidadosamente desenhado para funcionar na perfeição. É importante que o tratemos bem, para não alterar os seus ritmos biológicos e mantermos tudo em equilíbrio.

Quando exigimos demasiado da nossa máquina, as coisas começam a descontrolar-se e é assim que muitas doenças começam a surgir.


A alimentação tem um papel fundamental neste processo.

Existem alimentos que ajudam a alcalinizar o nosso corpo, a eliminar as toxinas e consequentemente a diminuir os níveis de inflamação no organismo.

Uma alimentação anti-inflamatória é o segredo para melhorar significativamente a nossa saúde e qualidade de vida.

A ingestão de alimentos com propriedades desintoxicantes, tais como smoothies verdes, probióticos, cogumelos, água, alimentos ricos em fibra, entre outros, ajudam a eliminar as toxinas de uma forma natural.

Mas não é só uma alimentação menos cuidada que provoca toxicidade dentro de nós.

O stress é uma grande fonte de toxicidade para o nosso belo templo.

Stress a mais provoca alterações hormonais que vão criar um desequilíbrio "químico" no nosso organismo.

Quando estamos em stress, os níveis de adrenalina e cortisol disparam. Isso é bom se for em situações pontuais.

Ajuda-nos a entrar em ação, a estarmos mais ativos e despertos. Mas quando esse stress se torna crónico, começam a surgir alterações perigosas para a nossa saúde. Podemos manifestar alterações no ritmo cardíaco, aumento da tensão arterial, endurecimento das artérias, abrandamento da digestão, contração dos músculos, produção de radicais livres, que aceleram o envelhecimento, danos e alterações neurológicas, alterações no peso, entre tantas outras coisas.

Isto tem consequências graves e por vezes irreversíveis para a saúde e qualidade de vida.

A principal e mais preocupante, é o enfraquecimento do sistema imunitário.

O nosso sistema imunológico é o nosso escudo protetor. Sem ele, é como se fossemos para uma batalha desarmados.

As nossas hipóteses de sobrevivência ficariam muito diminuídas.

Uma das coisas que podemos fazer para nos fortalecermos é limparmos o "lixo" que se acumula cá dentro e darmos oportunidade ao corpo de se regenerar. Algo que ele sabe fazer muito bem, se não estiver ocupado e desesperado a modular hormonas descontroladas, a eliminar excesso de açúcar no sangue, a processar venenos e outras coisas menos boas que entram e são produzidas nesta bela máquina.

O jejum é uma outra forma fantástica de o fazermos.

O jejum atua a todos os níveis no nosso organismo e ajuda a retardar o envelhecimento de uma forma impar.

E não estou a falar apenas daquilo que vemos cá fora, das nossas rugas.

Tudo acontece a um nível bem mais profundo...ao nível celular.

O jejum é uma folga que damos ao corpo para se regenerar,

para abrandar o "stress" a que é sujeito para nos manter vivos.

Os nossos orgãos podem descansar e finalmente desempenharem as suas funções de uma forma mais tranquila e equilibrada.

É possível fazer o jejum de várias formas e o mais fácil para começar, é o jejum intermitente.

Para além de ajudar a emagrecer melhora significativamente as nossas defesas, regenera a nossa pele, diminui o crescimento de tumores, estimula o nosso pensamento e os nossos instintos mais primitivos.

Muitas das respostas e soluções estão dentro de nós! É muito importante conhecermos todos os cantinhos do nosso corpo, cuidarmos bem dele, respeitarmos a nossa biologia e natureza, para vivermos uma vida mais consciente, com qualidade, mais feliz e equilibrada.

Se estivermos atentos aos sinais do nosso corpo, rapidamente podemos antecipar ou prevenir determinadas doenças.

Os períodos de frio também têm a sua beleza e razão de ser. São importantes para a própria natureza se recuperar do calor e não significa que vamos ficar em casa a hibernar, pois existe muita vida lá fora.

Sair à rua sem medos nos dias de frio, fazer desporto, meditar, respirar o ar puro e sentir a energia da terra também são formas de desintoxicar o corpo e a mente.

Se quiseres saber mais sobre este tema e perceber como funciona e te pode auxiliar, o jejum na tua saúde, inscreve-te no Workshop que preparei para ti.

Tudo vai acontecer numa quinta Bio, super interessante: - A Quinta da Herdeira, nos Foros de Amora, onde te vou ensinar alguns truques para "quitares" o teu escudo protetor com o que de melhor a natureza tem.

Vais aprender a fazer algumas receitas chave, que te vão ajudar a ti e à tua família a prevenir e combater muito micróbio e vírus que por aí anda.

Vais também conhecer alguns dos meus truques alimentares, para me manter super saudável, mesmo nas condições mais adversas.

Então vamos lá ajudar o nosso belo corpinho a eliminar o que não interessa e a fortalecer-se para enfrentarmos o frio sem chatices! :)

Espero ver-te lá! :)

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Twitter Icon
bottom of page