Cinco dicas simples de organização para estabelecer e alcançar as suas metas.

September 3, 2016

 

 

À medida que as férias de verão chegam ao fim, começamos a entrar lentamente nas rotinas de voltar ao trabalho e à escola. Este é um grande momento para aproveitar esta energia fantástica, renovada, fresca e com aquela sensação de recomeço que se adquiriu nos momentos de descanso. 
Esta pausa é uma boa oportunidade para reorientar os seus objetivos e criar um plano para permanecer fiel às suas prioridades. Let the flow beggin!!

Todos nós temos grandes sonhos e longas listas de tarefas e coisas que queremos e temos de fazer! ... mas por que é que algumas pessoas são tão boas a executar e a concretizar o que desejam, enquanto que outras se sentem como se estivessem numa luta constante para as fazer?

A resposta reside no desenvolvimento de um sistema de organização único que funcione para si!

Da mesma forma que não existe uma fórmula mágica para nos alimentarmos que seja comum a todos, também não há uma forma de nos organizarmos que funcione para todas as pessoas.

É importante que sejamos minimamente organizados, sobretudo se queremos construir coisas na nossa vida. Nos tempos que correm, muitas pessoas têm sonhos e ideias que não passam do papel, pois pensam que não é possível compatibilizar com as suas profissões, família ou estilo de vida..mas é tudo uma questão de organização! Tudo é possível quando existe força de vontade e perseverança! Se as ideias andam na cabeça então é porque são para avançar. O corpo fala e dá-nos sinais sobre muita coisa. É importante, não só por uma questão de realização pessoal mas também por questões de saúde que se oiça a sua "voz".

O importante é ter clareza sobre o que realmente se quer, definir a intenção de atingir essas metas, experimentar métodos diferentes e, de seguida, optar pelo que melhor se adapta à sua agenda e estilo de vida.

Para ajudá-lo(a) a começar, seguem algumas estratégias simples que podem servir como uma boa base para a sua organização diária. Experimente e veja em qual se encaixa mais.

1- Big rocks
Inspirado por Stephen Covey, autor do livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, o fundador do Instituto de Nutrição Integrativa, Joshua Rosenthal ensina aos seus Health Coachs uma ferramenta especialmente poderosa que apela à nossa essência: " Big Rocks”. Consiste em clarificar muito bem os seus “três” grandes objetivos, concentrar o seu tempo e energia de cada semana em tarefas de manutenção desses objectivos/ metas e desprender-se das pequenas tarefas do dia-à-dia que não o(a) estão a servir ou a acrescentar algo à sua vida. Curioso(a) para saber mais sobre como funciona? Faça download deste guia em PDF acessível em https://s3.amazonaws.com/iin_marketing/downloadables/Big_Rocks.pdf  para mais detalhes!

2- Bullet journal
Uma lista de tarefas, um diário e uma agenda..tudo em um! O chamado "Bullet Journal” está a tomar de assalto os 4 cantos do mundo. Desenvolvido pela Ryder Carroll, o Bullet Journal já é considerado como o "sistema analógico para a era digital". Este sistema de organização é o ajuste perfeito para quem gosta de escrever à mão e manter tudo no mesmo sítio, numa só agenda. Este tipo de “caderno” é incrivelmente flexível e personalizável, pois tudo o que precisa para começar é um caderno em branco e uma caneta. A partir daí pode construir as suas metas, planos futuros e tarefas para o resto do ano num formato bem simples e dinâmico.
Pode saber mais sobre este “caderno” em  http://bulletjournal.com  

3- Quadro de visualização
Para aqueles que têm queda para o lado artístico, a ideia é criar um quadro de visualização como uma forma de criar um foco nas coisas que deseja alcançar. 
Ajuda a manter-se motivado, aumenta a auto-confiança e ajuda a adoptar comportamentos que levam ao sucesso. É simplesmente uma representação visual dos seus objetivos: imagens que representam todas as coisas que gostaria de realizar na vida, quem, o quê e onde quer estar..no presente ou no futuro. O poder desta técnica advém do facto de permitir que invista tempo a definir com clareza os seus sonhos, esperanças e visão para o seu futuro. Não há regras rígidas para fazer um quadro de visualização. Basta arranjar um quadro de cortiça e uns pioneses ou alfinetes para fixar imagens ou frases. O objectivo é apenas divertir-se com ele à medida que vai também materializando os seus sonhos. Não tem espaço na parede para um quadro de cortiça? Crie uma quadro de visualização digital utilizando o Pinterest.

4- Calendários Digitais e Aplicações de Produtividade/ Organização 
Desde telefonemas, mensagens de texto, compras on-line e redes sociais, os nossos telemóveis são utilizados para fazer quase tudo. Por que não utilizá-los para manter os seus objetivos facilmente acessíveis e sempre visíveis?! Faça um download de uma aplicação do género Organizer ou simplesmente mantenha uma listagem dos seus objectivos nas notas ou Planner do seu telemóvel e desperte o poder do seu smartphone para ter rapidamente acesso e manter-se focado nos seus objectivos. Com apenas um clique, esta é uma forma simples de alcançar as metas que deseja. 

5- Morning Pages
Julia Cameron incentiva todos a escrever manualmente algumas páginas pela manhã- três páginas de fluxo livre dos primeiros pensamentos que surgem de manhã ao acordar. Estes registos vão dar uma preciosa ajuda na organização do seu dia-à-dia. Escrever todos os seus pensamentos em papel, vai fazer com que fique em contato com os sentimentos do seu subconsciente e fazer com que se torne mais claro o que deve dar prioridade diariamente. Isto é uma forma de deixar a sua mente bastante mais livre e esclarecida para se concentrar nos seus verdadeiros objetivos.

Qual é a forma favorita para se organizar e estabelecer metas? Queremos saber tudinho!!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Twitter Icon