Acupunctura no restabelecimento da saúde e do bem estar

July 23, 2016

 

 

Sabia que a acupunctura é das técnicas de medicina chinesa mais utilizada no mundo? E sabia que nos programas de Health Coach Be Love Be You incluímos tratamentos de acupunctura? 

A medicina tradicional chinesa (MTC), existe há mais de 5000 anos, e é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma profissão de saúde. Esta medicina milenar procura identificar a causa dos desequilíbrios do corpo, contribuindo assim para o restabelecimento da saúde. Segue um método de diagnóstico e conceitos teóricos próprios de prevenção e tratamento, e as modalidades para restabelecimento da saúde utilizadas são a Fitoterapia chinesa, a Acupunctura, Dietética, Moxabustão, Ventosaterapia e Massagem Tuina.

O objetivo da MTC não é apenas encontrar e eliminar a origem da doença. Através de sintomas reconhecidos, estimula-se a capacidade do corpo se curar a si próprio.

A Organização Mundial de Saúde compilou uma lista de sintomas e afeções, nos quais a Acupuntura é considerada como um tratamento que contribui para a vitalidade e bem estar do indivíduo. A lista é baseada em relatórios de estudos clínicos controlados, onde a eficácia da Acupuntura foi testada em diversas condições. Outros estudos feitos em 129 países, indicam que 80% destes reconhecem o uso da acupunctura no tratamento de diversas patologias, tais como condições relacionadas com o sistema cardio-vascular, respiratório, musculo-esquelético, circulatório, digestivo, entre outros. Também se reconhece a eficácia da acupunctura no tratamento de lesões musculares, em recuperação de quimioterapia, em situações crónicas debilitantes, em casos de infertilidade, no bloco operatório como anestesia local, e mais recentemente é até utilizada em estética e é aliada a programas de emagrecimento, saúde preventiva e bem estar.

Além de estas e outras áreas de actuação da acupunctura, é importante relembrar que os estudos apresentados pela OMS indicam que o recurso à medicina tradicional chinesa e terapias complementares são fatores importantes na poupança em gastos na saúde. Estes estudos indicam que a terapia manual, onde se insere a acupunctura e a medicina tradicional chinesa, tem um resultado mais rápido e são fortes ferramentas de prevenção de doenças, sendo que os custos são cerca de um terço em relação com outras áreas de saúde.

Outros estudos indicam que pacientes que recorreram a médicos com especialização em terapias complementares reduziram os custos em cuidados de saúde, reduziram a compra de medicamentos, e também a taxa de mortalidade diminuiu.

Está pronto para conhecer uma terapia milenar com acompanhamento de um HealthCoach que o vai orientar a fazer uma mudança marcante na sua vida?

Se quiser conhecer os nossos programas e quiser perceber como a acupunctura e outras técnicas podem facilitar e produzir uma eficácia imediata, escreva-nos, visite-nos ou agende a sua primeira consulta!

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Twitter Icon