A gratidão é um condimento essencial para uma boa saúde

July 12, 2016

 

Nunca é má altura para fazer uma pausa e sentir gratidão por tudo o que a vida lhe oferece.

A gratidão é a base da saúde, porque quando conseguir apreciar coisas simples – como uma brisa no rosto, um raio de luz a entrar pela janela, uma papoila à beira do caminho, um fim de tarde na praia com gaivotas à beira mar ou o facto de simplesmente estar vivo(a) – torna-se muito mais fácil fazer mudanças positivas no sentido de melhorar a qualidade da sua saúde.

Quando se preocupa demasiado com a sua saúde e debate-se consigo próprio(a) por achar que não é bom o suficiente, na verdade está a submeter o seu corpo a elevados níveis de stress que têm consequências tais como a libertação de hormonas do stress (cortisol,adrenalina,etc..)

Isso faz com que se sinta ansioso(a) e irritado(a) e é muito mais provável que va comer um grande pacote de batatas fritas, beber refrigerantes ou comer chocolates em vez de um bom e saudável prato de vegetais. :)

Quando se sente relaxado e grato pelo quão longe chegou na sua jornada de saúde, fica mais propenso a fazer boas escolhas.

Então, o que faz sentir-se grato(a)?

Responder a esta simples pergunta pode mudar o seu humor em segundos. Sentindo-se grato pelo que já tem cria um efeito em cascata positivo na sua vida, fazendo com que seja menos provável ocupar a sua mente com situações menos positivas.

É fácil tomar por garantido um casamento feliz, nutrir amizades, uma boa saúde, ou mesmo um teto sobre a sua cabeça, mas esses aspectos da vida necessitam de ser sustentados todos os dias.

Tirar um momento para reconhecer e apreciar o que é bom na vida produz maravilhas no seu bem-estar.

Na verdade, estudos têm mostrado que uma prática regular de gratidão pode aumentar a sua felicidade em 25 por cento, e agradecer diariamente qualquer coisa por mais simples que seja, durante três semanas pode melhorar o seu sono e aumentar-lhe os seus níveis de energia.

Agradecer leva a felicidade, uma vez que aumenta a produção de hormonas de bem-estar e faz com que a serotonina ajude em todas as nossas funções corporais, incluindo a digestão.

Pode começar a praticar a gratidão com algo tão simples como fazendo uma afirmação todos os dias.

Tente esta: eu sou grato(a)pela minha saúde e pela saúde dos que me são próximos.

O que pensa fazer para expressar a sua gratidão? Se já tem uma prática, qual é a sua forma favorita de dizer "obrigado"?

Deixe um comentário abaixo e conte-nos tudo! Queremos saber o que sente! ????

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Twitter Icon