Primary Food ou Alimentos Primários

June 26, 2016

 

 

A alimentação é uma fonte de energia secundária. Os alimentos primários, ou fontes de nutrição não alimentares, são as que realmente nos satisfazem. Como crianças, todos sobrevivemos graças aos alimentos primários. Os namorados alimentam-se praticamente da felicidade e da paz em que vivem, assim como os empresários apaixonados se alimentam dos seus projectos e os desportistas das suas conquistas. A emoção e o êxtase da vida quotidiana podem alimentar-nos de forma mais plena do que qualquer alimento.

Imagine as crianças quando passam o dia a brincar com os seus amigos. Quando chega a hora das refeições e a sua mãe os chama: “Meninos é hora de comer!”, a resposta mais natural é “Não mãe! Ainda não temos fome.” Como mães tentamos sempre assegurar que comem tudo o que lhes colocamos no prato. Pelo contrário, as crianças esforçam-se sempre por comer o menos e o mais rápido possível para poderem voltar a brincar. No final do dia, caem exaustas e satisfeitas na cama sem nunca terem pensado ou pedido comida.

Consegue lembrar-se daquele momento na sua  vida em que se  apaixonou profundamente? Tudo era brilho e calor, as cores pareciam mais vivas e a vida sorria de alegria. Certamente sentiu aquela sensação de total plenitude sustentada apenas pela experiência da ligação. Sentia-se a  flutuar e a comida era algo secundário.

Pense agora naquele projecto de trabalho super motivante em que esteve envolvido. Lembra-se em como acreditava, com todo o seu coração, no que estava a fazer e se sentia confiante e entusiasmado. O tempo parecia parar e o mundo exterior praticamente desaparecia - comida era apenas um palavra, um pensamento secundário.

Recorde agora aquela vez em que se sentiu deprimido(a) ou com baixa auto-estima – estava “esfomeado(a)” de alimentos primários e por muito que comesse nunca se sentia saciado. A necessidade de amor, poder ou de apenas reconhecimento nunca poderá ser superada por comida em excesso.

OS ALIMENTOS PRIMÁRIOS VÃO MUITO ALÉM DO NOSSO PRATO, NUTREM-NOS A UM NÍVEL MAIS PROFUNDO. OS 4 PRINCIPAIS ALIMENTOS  PRIMÁRIOS SÃO:

 

 
Quanto melhor nutrirmos as nossas vidas de alimentos primários de boa qualidade, menos dependentes ficaremos dos secundários. Pelo contrário, quanto mais alimentos secundários consumirmos menor espaço teremos para os primários – a nossa verdadeira fonte de nutrição. Muitas religiões e culturas jejuam em determinadas alturas do ano para reduzirem o seu consumo de alimentos secundários e, deste modo, acederem a uma maior quantidade de alimentos primários.

Despende algum tempo de qualidade para explorar o seu equilíbrio pessoal entre alimentação primária e alimentos secundários.

Que área necessita um pouco mais de atenção?

Pense nisto! Pode saber mais sobre alimentação primária aqui

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Twitter Icon