Como Fazer um Break da Tecnologia?

June 14, 2016

 

 

Parece que a cada dia que passa surge uma nova plataforma de redes sociais - Periscope, Peach, Yik Yak, Kik - e muitas mais. São imensas!

O acesso a todos estes meios de comunicação social pode ser esmagador. Talvez esteja na hora de fazer uma pausa de todas estas muletas tecnológicas (sim, isso significa uma pausa no e-mail também) para dar ao seu cérebro uma lufada de ar fresco e fazer um refresh das suas prioridades na vida real! 

É surpreendente a capacidade que a tecnologia tem de ligar as pessoas do mundo inteiro à informação e uns aos outros, mas as pessoas que vivem muito ligadas à internet/ aparelhos tecnológicos, têm muitas vezes de lidar com os efeitos negativos de uma superestimulação. O que se pode tornar bem mais complicado.... 

A dependência dos media pode fazer com que se sinta “sem cérebro”, como se não conseguisse pensar por si só, castrar a  sua criatividade, levar a fadiga ocular, dores de cabeça, lesões nos membros superiores, stress e privação de sono.

Já para não falar que cada minuto que gasta a verificar o Instagram ou jogar Farmville é tempo que não utiliza para nutrir as suas necessidades alimentares primárias. É tempo de vida que está a gastar a ver a vida dos outros ou a alimentar o seu lado consumista. É tempo que não despende com quem lhe é mais próximo.

Como em qualquer outro vício, a fase inicial pode ser difícil. Pode sentir-se “desligado”, nervoso ou impaciente com a velocidade mais reduzida de uma vida não-digitalizada...mas tente, sinta os verdadeiros benefícios de fazer uma pausa nos aparelhos de comunicação lá de casa. Tire um time-out da net. Em breve vai começar a sentir-se relaxado, calmo e mais perspicaz.

Saiba como pode fazer uma pausa da tecnologia neste fim-de-semana:

1. Definir uma meta temporal. Quer se trate de apenas algumas horas, um dia ou toda a semana, seja muito específico em relação ao seu objectivo. Informe os seus contactos de emergência com um e-mail rápido do break que vai fazer da tecnologia, para que eles saibam e não fiquem preocupados caso não o consigam contactar. 

Se tiver de ter mesmo um ponto de contacto, que seja por telefone – mas tem de desligar todos os alertas e notificações do mesmo.
 
2. Esconda o seu laptop e outros dispositivos. "Longe da vista longe do coração" muitas vezes funciona! Tente colocar o seu computador/ Ipad, iPhone,etc..em algum local em que não vai conseguir ter um acesso tão fácil.

3. Respire profundamente e limpe a sua cabeça. Deixe o seu cérebro reiniciar.

4. Faça deste desconectar um momento único e delicioso. Aprecie a sua refeição favorita, actividade, ou copo de vinho enquanto se deleita com toda a beleza que sente ao estar longe dos monitores dos seus aparelhos.

5. Distraia-se. Passeie ao ar livre ou encontre-se com um amigo. Passe algum tempo com a sua família. Deixe o seu telefone em casa, se puder. Em breve, vai ter noção de toda a emoção e diversão que acontece na sua vida sem ser através do seu telefone ou computador. Existe vida para além destes aparelhos!

É capaz de fazer uma pausa de uma hora e desligar-se dos seus gadgets e reconectar-se com a vida? É fundamental para a sua saúde e produtividade!

Conte-nos a sua experiência e deixe-nos os seus comentários mais abaixo!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Twitter Icon