Porque Motivo Precisa de Um Health Coach?

June 10, 2016

 

 

Estamos em 2016 e temos ao nosso alcance a tecnologia médica mais avançada de sempre. Por que razão continuamos a ter tantas pessoas com doenças crónicas?

De acordo com a International Diabetes Federation (www.diabetesatlas.org), existem cerca de 415 milhões de pessoas com diabetes (prevê-se que até 2040 cheguem a 642 milhões), ou seja, 1 em 11 pessoas tem diabetes e das pessoas afectadas apenas 1 em 2 sabe o seu diagnóstico. A cada 6 segundos morre uma pessoa desta doença (cerca de 5 milhões de pessoas por ano).

Estas estatísticas são avassaladoras e partem-nos o coração pelo facto de sabermos que esta doença assim como a tensão alta, a obesidade, a asma, entre outras, são altamente evitáveis.

Questionamo-nos por que razão continuam alguns médicos a utilizar a mesma abordagem, colocando um penso rápido sobre a doença ao invés de tratar a raiz, a origem do problema.

Um artigo do New York Times de 2011 menciona que as práticas, baseadas em evidências, que muitos médicos utilizam não se destinam à vida do dia-a-dia dos pacientes. Acabam apenas por tratar os sintomas visíveis, mas não a causa, deixando espaço para que a doença se agrave caso não sejam tomadas medidas preventivas.

A única pessoa capaz de efectuar a mudança é o próprio paciente – ninguém nos pode forçar a agir. Alguns pacientes não seguem os conselhos dos seus médicos por teimosia, falta de proatividade ou conhecimento. Mas a verdade é que uma injecção de insulina e uma (Not) To Do List não chegam para fazer verdadeiras mudanças. A maioria necessita apenas de um acompanhamento mais próximo para poder melhorar a sua saúde e aumentar significativamente a sua qualidade de vida!

As práctica médicas que se baseiam em evidências são aplicadas aos seres humanos como se de robots se tratassem, todos iguais no seu funcionamento...chapa 5! Esta abordagem nega a importância da Bio-Individualidade (não existe uma dieta que seja perfeita para todos).

É difícil fazer e manter mudanças significativas na sua dieta e estilo de vida sem o acompanhamento de um orientador experiente.

De que modo um Health Coach se enquadra na área da saúde e bem-estar? Um Health Coach é um profissional que o vai ajudar e guiar no sentido de efectuar pequenas e progressivas mudanças nos seus hábitos alimentares e no seu estilo de vida, com a consequente transformação da sua saúde. Um Health Coach também poderá ajudá-lo(a) a fazer a suas próprias refeições de uma forma mais saudável e deliciosa assim como a fazer as melhores opções quando se trata de fazer compras. Não vai certamente ter de escolher entre ficar doente ou comer comida saudável sem sabor.    

O Health Coaching consiste numa abordagem personalizada, feita à sua medida, que com base no seu estilo de vida, nos seus objectivos e preocupações, determina um programa específico e holístico que seja exequível e duradouro – não de efeito rápido e passageiro! É uma mudança para a vida!

Saiba mais sobre Health Coaching e a nossa abordagem no nosso site.

Muitas das doenças da actualidade podem ser parcial ou totalmente curadas através de uma alimentação cuidada e do exercício físico certo. Um trabalho em parceria entre o seu médico e o seu Health Coach vão ajudá-lo(a) a chegar de uma forma mais consistente e bem mais simples, aos objectivos que pretende alcançar para a sua saúde.

Os médicos bem como os Health Coaches são necessários para ajudar na cura e prevenção de doenças e ajudar no desenvolvimento de uma sociedade mais feliz e saudável.

Pronto(a) para transformar a sua saúde e a sua vida?

Agende já a sua primeira sessão gratuita através do nosso site

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Twitter Icon