Temos em média cerca de 70 000 pensamentos por dia! Tire uns minutos para prestar atenção aos seus pensamentos. São pensamentos positivos e inspiradores? “Hoje vai ser um dia fantástico!” Ou são negativos e derrotistas? “Não tenho energia para aguentar o dia de hoje!” Os pensamentos positivos alimentam o nosso bem-estar, humor, espírito e tendem a gerar mais sentimentos positivos e felicidade na nossa vida. Por outro lado, pensamentos negativos podem criar um efeito dominó de energia destrutiva. Uma espiral de negatividade vai afetar tremendamente a forma como vive a sua vida e como os outros o vêem e interpretam. Felizmente, não tem que aceitar a sua conversa interior negativa. Escolha alterar os seus pensamentos e mudar a sua percepção dos acontecimentos.
“Change the way you look at things, and the things you look at change”, Wayne Dyer
(“Mude a maneira como olha para as coisas, e coisas para as quais olha mudarão”)
Requer alguma prática mas é possível, e em pouco tempo. Pratique uma atitude positiva utilizando as seguintes dicas.
LIBERTE-SE DE: Conversas interiores negativas: Atacar-se numa base diária tem consequências muito negativas. Assim que se despoletarem estes pensamentos repita “Stop, Stop” seguido de um comentário positivo para começar a condicionar o seu pensamento. Crenças limitadoras: Substitua as crenças que já não lhe “servem” por objectivos que impulsionem a sua mudança. Comparações com outras pessoas: embora seja fácil ambicionar/querer o que os outros têm, comparar-se é ignorar todo o seu potencial e atributos únicos. Considere as pessoas que admira como referências e opte por não se comparar...é infinitamente bem mais saudável! Resistências à mudança: Se quer resultados diferentes, faça algo diferente
"Insanity: doing the same thing over and over again and expecting different results”, Einstein
(“Insanidade: fazer a mesma coisa repetidas vezes e esperar resultados diferentes”)
Faça pequenas alterações, não há necessidade de criar o caos em nome da mudança. Necessidade de estar sempre correcto/a: prefere ter razão ou ser feliz?
“When given the choice between being right or being kind, choose kind”, Wayne W. Dyer
(“Quando lhe for dada a escolha entre ter razão e ser amável, escolha ser amável”)
CRIE ESPAÇO PARA: Gratidão: mesmo quando acha que não tem o que pretende, foque-se no que tem hoje. Crie o hábito de escrever diariamente 5 aspectos da sua vida pelo qual é grato/a. Caminhar com energia e propósito: Faça o esforço consciente para andar de forma confiante. Mesmo quando se sente em baixo e desanimado mantenha uma postura confiante e sorria! A nossa postura afecta o nosso bem-estar, faça-a funcionar a seu favor! Cercar-se de pessoas like minded e Inspiradoras: pessoas que vibram numa frequência positiva irão ajudá-lo/a a manter-se centrado, inspirado e ligado ao seu maior propósito de vida. Irão também ajudá-lo a acreditar mais em si próprio. Reflectir: tire algum tempo para reflectir, meditar ou simplesmente para deixar voar os seus pensamentos e emoções. Reflectir num espaço calmo irá permitir criar a quietude necessária para que o seu corpo e mente voltem ao seu estado neutro. Fazer alguém sentir-se bem: Foque a sua energia em animar alguém e veja como a sua própria energia reage de forma positiva :) Não se esqueça, devemo-nos rodear de pessoas que consigam extrair o melhor de nós.