O Segredo Para Aproveitar e Apreciar a Vida!

May 28, 2016

 

A rotina diária da vida moderna pode ser desgastante: trabalhar a tempo inteiro, correr para os compromissos, cuidar dos filhos, fazer recados, comprar tudo à pressa no supermercado, preparar refeições nutritivas, encontrar tempo para fazer exercício... a lista parece interminável!

Quando foi a última vez que passou uma tarde ou uma manhã sem fazer absolutamente nada?

De acordo com o Dr. Matthew Sleeth, tirar tempo para descansar e relaxar pode ser uma das melhores coisas que pode fazer pela sua saúde. No seu livro “24/6: A Prescription for a Healthier, Happier Life”, refere que durante quase dois mil anos, a cultura ocidental parou vinte e quatro horas uma vez por semana, todas as semanas.

"Quando eu era uma criança, não podia comprar a gasolina, não podia comprar leite. As farmácias não estavam abertas. ... E assim, a população tinha um dia em que colocava tudo de parte. Esse dia era o domingo ...até aos últimos trinta anos" - refere.

Actualmente, numa cultura em que estar ocupado é uma condição, as pessoas estão em constante movimento, não param – o que cria lacunas graves na nossa saúde e felicidade. De acordo com o Dr. Sleeth, o stress constante a que muitas pessoas estão sujeitas, está a causar uma crescente epidemia de depressão, ansiedade e um aumento significativo das hormonas do stress, como a adrenalina e o cortisol, que estão relacionadas com a obesidade e a diabetes.

Qual é a solução? Arranjar, com regularidade, tempo na sua agenda mega ocupada para descansar e recarregar baterias. Embora o Dr. Sleeth recomende um dia inteiro, torna-se mais viável tirar apenas algumas horas uma vez por semana. Isso poderá ajudá-lo/a a realmente desfrutar da sua vida, em vez de vê-la a passar a toda a velocidade.

Mesmo que a sua Segunda-feira seja ocupada e stressante, pode ser reconfortante saber que tem um sábado relaxante e sem stress a chegar. Para alguém com um trabalho mais sedentário, pode significar desligar o computador e fazer uma caminhada na hora de almoço por exemplo; para alguém que passa muito tempo de pé, pode significar aconchegar-se no sofá quando chega a casa, com uma chávena de chá e um bom livro. Mesmo com filhos é possível, e é importante, que quando chega a casa tire um momento para si. Sente-se no sofá e respire por uns instantes antes de passar às tarefas seguintes. É tudo uma questão de planeamento!

Seja qual for a sua escolha, priorizar o tempo de inatividade é uma forma crucial de alimentação primária* que o/a vai ajudar a relaxar, apreciar o que é bom na sua vida, e voltar para as suas tarefas diárias com uma energia renovada e um maior entusiasmo.

Passa tempo suficiente sem fazer absolutamente nada?

Quer partilhar a sua experiência?

Partilhe os seus comentários abaixo.

* Saiba tudo sobre alimentação primária no nosso site.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Twitter Icon