Gluten-Free Nem Sempre Significa Saudável

May 2, 2016

 

A tendência gluten-free nunca foi tão popular como agora e algumas pessoas assumem que, o simples facto de comerem gluten-free, as fará perder peso, eliminar problemas digestivos e melhorar o aspecto da sua pele.

Não é bem assim.

Quando tomamos esta decisão temos tendência para, intuitivamente, substituir o pão, bolachas e panquecas pelas versões gluten-free disponíveis nos supermercados. O problema é que estes alimentos processados são muitas vezes feitos com ingredientes ainda mais difíceis de digerir pelo nosso organismo.

É comum associar a tendência gluten-free a uma dieta, o que está totalmente errado. Se pretende perder peso, cortar no glúten pode ser a solução, mas se optar por o substituir por comida processada é natural que aquilo que vê na balança não se altere.  

Encorajamo-lo a avaliar como é que o glúten o faz sentir a um nível mais profundo – como afecta a sua energia e humor – e decida por aí.

Caso suspeite que tem uma verdadeira intolerância alimentar ao glúten e queira experimentar um estilo de vidagluten-free, siga estes 3 passos:

1. Analise o porquê. Qual o porquê desta crença? Quer perder alguns quilos, melhorar a aparência das sua pele, melhorar a digestão? Eliminar os alimentos gluten-free não é nenhum tipo de dieta, e como tal recomendamos que reavalie bem a sua abordagem caso seja esta a sua crença.

Evitar o trigo assim como outros alimentos com glúten não vai fazer com que necessariamente perca peso, por isso assegure-se que está a eliminar o glúten da sua dieta por um bom motivo – para eliminar os problemas digestivos, melhorar a saúde da sua pele e para se sentir com mais energia.

2. Dê preferência aos alimentos que são naturalmente gluten-free. Eliminar o glúten pode parecer bastante difícil numa primeira abordagem, mas na verdade é bastante fácil. Existem imensos alimentos que são naturalmente gluten-free como a fruta, vegetais, batatas, arroz, quinoa, feijão…a lista é interminável. Se basear a sua alimentação neste tipo de alimentos, naturais/não processados, é natural que perca peso sem qualquer esforço (caso seja esse o seu objectivo) e, consequentemente, elimine uma série de problemas de saúde.

3. Faça perguntas. Quando almoçar/jantar fora vai necessitar de alguma ousadia para fazer uma série de perguntas de modo a conseguir uma refeição verdadeiramente gluten-free. Mencione que é intolerante ao glúten e pergunte se o prato que pretende pedir contém trigo ou qualquer outro produto com glúten. Tenha especial atenção aos molhos e a tudo o que é frito. Estes alimentos são muitas vezes fontes de glúten.

Que papel desempenha o glúten na sua dieta? Sente que pode ser intolerante? Partilhe connosco a sua experiência!

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black Twitter Icon